Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

- Voltando a nossa fita...




Ainda há pouco li um lindo texto do nosso amigo recantista Moacir S. Papacosta, cujo título é "Se pudesse voltar o tempo".

Após comentá-lo, comecei a refletir...

Fui fazer outras coisas e aquilo martelando em minha cabeça...

Parei então para pensar...O que será que eu, tendo a chance de voltar o tempo, gostaria de ver de modo diferente do que aconteceu ou fiz em minha vida.

Aí vi que :

- não gostaria de ter me preocupado com tantas bobagens,
-que procuraria não carregar a carga de outras pessoas,
- tentaria ser mais calminha,
- menos agitadinha,
- menos crítica e durona comigo mesma,
- mais paciente em todos os sentidos, como paciente de médicos e como quem não é impaciente. - teria pensado um pouco mais em mim,- não teria permitido dividir nossos Natais e Ano Novos com quem nunca, nem ao menos, poderia ter entrado em nossas casas,
- não teria de jeito algum perdido tempo fazendo curso de Direito,-teria evitado entrar em contato com esnobes e "metidinhos"
- não teria ido a nenhuma festinha sem vontade,
- não teria atendido telefonemas para ouvir desgraçeiras,
- não teria sofrido com antecedência...

À medida que a lista ia crescendo, fui vendo que ela é interminável e que, a cada nova releitura, um novo item seria acrescentado.

Então resolvi fazer o caminho inverso.

Passei a me perguntar o que, nas mesmas condições, podendo voltar o tempo, eu gostaria que fosse como é hoje.

Passei, então, como não poderia deixar de ser, já que é uma mania minha, fazer outra LISTA.

Nela comecei a colocar:
- meu marido,
- meus filhos
- meus netos,
- a praticidade
- a simplicidade, que me faz gostar de coisas bem comuns,
- a autenticidade, que me faz falar exatamente o que penso,
- a falta de paciência com futilidades e riquififis,
- a sinceridade e - a transparência, que permite que qualquer pessoa, até por telefone, possa perceber pela minha voz ou meu rosto , quando estou danada da vida e não gostando de algo , bem como quando estou feliz e contente.

Neste ponto, parei pra observar as duas listas e vi que nesta há também muito para colocar.

Há muitas e muitas outras coisas que seriam acrescentadas.

Então, com meu jeito prático, resolvi que , ainda que me fosse dada essa chance de voltar atrás a "fita" da minha vida, seria melhor ficar, sem perder mais tempo, assim mesmo e apenas tentar melhorar, caminhar sempre mais atenta, olhando ao meu lado, às pessoas que estão à minha volta, sempre com com todas as chances de errar e corrigir, cair e levantar, tropeçar, trancar os pés, quebrar até os joelhos, mas nunca, nunca desistir...

Teimar em viver sempre e mais da melhor forma possível, hoje, assim como está , sendo eu mesma, a Chica, até que numa nova "escola da vida", o "professor" fazendo uma nova "chamada", eu responda PRESENTE, atendendo por outro nome...

Quem sabe qual?

Não importa muito...Pode ser Pedro, Paula, Joana, Fernando, Luiza, como posso também estar presente numa simples folhinha de um vaso qualquer ou ainda, um passarinho que por ali voa... (Chica)

4 comentários:

  1. Adoro essas tuas reflexões, e sempre concordo com elas. Acho que se a gente pudesse mesmo fazer essas escolhas, escolheria tudo outra vez, apenas melhoraria o "daqui para frente" de nós mesmos. Amei! (e, sabe, aquele versinho "convencido" lá no blog é só uma brincadeira... rs... Nem eu mesma acredito no que digo.. Mas não se preocupa, viu? Esses acessos não são perigosos... rssss...De vez em quando eu tenho isso). Beijo, Chica!!

    ResponderExcluir
  2. Não chica, eu não quero vvoltar o tempo, quero continuar do jeito que sempre fui e continuo sendo, a vida tem sido generosa comigo. fui feliz no passado e continuo sendo no presente.

    ResponderExcluir
  3. Bom pra refletir aqui.

    Fazer escolher muitas vezes é dificil, e muitas delas nos arrependemos e queremos voltar pra refazer ou melhorar o que já foi feito como " ter a perfeição"

    BJos

    ResponderExcluir
  4. Minha Querida Amiga Chica....
    Se me permite que a chame assim...pois é assim que a sinto aqui no coração... Maravilha de reflexão e perfeitamente adequada para esta Data...seu Aniversário, que bom que Você está aqui e gosta de estar aqui, esse é a mensagem principal de teu Texto...
    Que Você receba todos os abraços e todas as alegrias que sejam possíveis receber... Uma Montanha de Felicidades! Parabéns Chica! Um grande beijo!

    ResponderExcluir

✿ Que isso possa ter deixado uma marquinha,ainda que seja bem pequenina , no seu dia, alegrando-o! ✿