Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

♥ Dezembro chegando... ♥



Teremos, dia 2, o 1º domingo de Advento e acenderemos a 1ª velinha da coroa.

Por isso,entramos dezembro com a casa arrumadinha, enfeitada para o Natal.

Esse ano, foi a primeira vez que Kiko presenciou essa arrumação.

[ Vamos falar a verdade, deixando o espírito natalino de lado: até que a arrumação esteja pronta, é só DESARRUMAÇÃO.

 . Ele viu toda a bagunça, os verdes da árvore que voam para todos os lados, a sujeirada toda. Eu trepada na escada para retirar de um alto armário, todas as caixas, coisas que caem, quebram, enfim...Uma bruxa Noel, pois eu suava como uma porca,sr...]  ( Não é só aqui ,acredito!)

Voltando ao tema  e inspiração...

Fiquei tri contente em tê-lo por perto nessa hora e é mais uma marca da aposentadoria. 

Antes ele chegava em casa e , milagrosamente, tudo estava nos "trinkes"... Papai Noel, como num milagre, aparecia cheio de anjinhos que deixavam a casa linda e...LIMPA!

E, talvez por isso, esse ano parecia que minha inspiração estava maior pra arrumar e  cheguei ao cúmulo de trocar toda a árvore e catambradas de lugar, depois que tudo estava pronto.  Achei um cantinho lindo e ficou tri legal por lá! Bem melhor!


 Tudo pareceu dar certo e mais bonito esse ano.Foi muito legal fazer!


 Mostro então um pouco para todos e para deixar registradinho, e Gordo,Anna, Matteo e Marco poderem ver, já que mais um ano, longe!

 O pinheiro, com...

e sem o Kiko,rs...

 Um presépio de brinquedo que não abro mão.Ele toca música e acende uma luz no anjinho...


 o presépio, sem o  Menino Jesus, pois ainda não nasceu... No dia, Santiago deverá colocar no lugar, na hora da festa...

Os pinheirinhos que acrescentei esse ano.Achei um amor e acesos assim, nem parecem ser daquelas lojinhas "chiques", que todos conhecem,sr

Abaixo, os contadores dos dias que faltam.  Neno adora mudar a cada dia...


Aqui, um presépio de metal, tenho há séculos...


 aberto e abaixo, como é usado.
 Aqui, os enfeites do Neno que brinca nesse período e estão sempre bem à mão...
 As caixinhas de música de Natal, uns amores... e a botinha que foi da Tita.

Imaginem o tempão.Todos sabem o QUANTO ela( Tita)  é velhinha, não?rs
 Uma linda guirlanda...



 Um presépio (aqui desfocado) ,mas é lindo

 Um gorro feito pela minha mãe há ...trocentos anos e uso a cada ano, bem como esse


calendário de advento.  

A cada dia, até o dia 24 as crianças abrem  uma casinha e retiram um doce, chocolate, qualquer coisinha... 

Tradição nas nossas casas e o calendário ,feito pela Oma, está todo puído, mesmo assim, dou uma repaginada e vamos que vamos ...

Será que vai aguentar os meus Natais todos?  Quem vai continuar com ele?

Ele já nos acompanha há BEM MAIS que 50 anos, pois era nosso , lá de casa e eu quando casei, trouxe, usando desde o primeiro Natal.

Só aqui comigo,são quase 44 anos. É mole ou querem mais?sr


Continuando... Aqui a entrada da  casa, no corredor do prédio...





 Olhem um focinho ali... Quem é? A D. Cuca, maroquinha, espiando...


 Esse pendurado na janela... E abaixo, detalhes da coroa de advento...

 Como veem, não só dela.  Isso significa que o Kiko está em casa e suas tralhas, impressora, laptop, folhas, , tudo circulando.  Eu poderia ter cortado da foto, mas é assim a vida aqui em casa!



Enfim, podem ver, uma casa usada de verdade. Nada é apenas ornamento. 

Tudo misturado com o dia a dia e o ritmo da casa. 

Assim vamos entrando esse Dezembro e nos aproximando de mais um Natal de nossas vidas.

Depois disso tudo só falta colocar os pés para o alto, bem repousada e pedir:

_ "Jarbas", podes servir uma taça de espumante e um panetone!  Vamos iniciar os festejos!

Até parece!!!

 Não temos um "Jarbas", mas Kiko, quando se trata disso, levanta o traseiro ligeirinho da poltrona e vai arrumar...

Claro, sem interesse algum!!! Podem imaginar!!


20 comentários:

  1. Como gostei de ver seus preparativos para esse lindo dia!
    E há vaquinha e burrinho no Presépio.
    No meu também (risos).
    Quando era pequenina o Menino Jesus só era colocado nas palhinhas no dia 24.E como era lindo e roliço...
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, mãe !
    A "Mamãe Noel " trabalhou bastante por aí, hein?
    Ficou linda a decoração!O Pinheirinho no canto so sofá ficou perfeito!!!!
    O Gui adorou ver tudo, inclusive a carinha da Cuca espiando na porta-rsrsrs...
    Precisavas ver a carinha dele me perguntando quando o Papai Noel vai arrumar aqui em casa... Vou dar um jeito urgente nisso...
    Para se consolar, ele foi correndo buscar aquele calendário do advento que tu deu para ele com os chocolates e já comeu o do dia 1º.
    Disse que tenho que arrumar um lugar bem seguro para pendurar, pois senão, a Laila vai fazer o maior estrago - rsrsrs...
    A minha botinha, apesar de eu estar bem "velhinha", continua linda - rsrsrs...
    Beijos,
    Tita e Gui

    ResponderExcluir
  3. Hahaha!
    Chica, eu me deliciei com os seus enfeites de natal! Principalmente os mais "tradicionais" como a botinha da Tita, o gorro que a sua mãe fez e o calendário. Adorei!
    Um Feliz Natal a você e toda a sua família, minha amiga!
    E muito obrigada pelo seu carinho de sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Linda,linda sua postagem!Que beleza ficaram seus enfeites de Natal!A árvore ficou maravilhosa,num cantinho bem legal e amei tudo:presepios até no teto...rsss...papai noel prá todo lado,calendário do advento(que me fez lembrar a infancia da Leticia!),a coroa do advento muito linda,a porta da sua casa...parabéns pelo capricho,Chica!Até me animei pra tirar os enfeites do lugar!...rss...bjs e bom Natal prá todos!

    ResponderExcluir
  5. Chica,
    Que lindo!
    Enfeites cheios de significados e de tradição.
    E que interessante o calendário. Não conhecia esse costume.
    Adorei tudo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Está tudo maravilhoso! Gosto imenso dessa ideia de arrumar, só não tive foi ainda tempo, só mesmo lá para meados de Dezembro é que posso fazê-lo!
    Bjs e um maravilhoso fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Chica, sinceramente? eu sou muito as avessas, não gosto de decoração de Natal, mas quando vejo assim tudo arrumadinho, cheio de vida, me emociono. Tua decoração esta tri legal, como vc mesma diz quando algo é bacana.
    Trabalhei para alemães e eles tinham um painel assim, com as datas , os funcionários iam lá e tiravam um mimo em outra caixa, pois éramos muitos. Tinha anelzinho, docinho, muffin, tudo feito pela dona, que era do Sul.
    Sempre eu quis ter um , mas agora só tem eu e o marido! rsrsrs
    Outra coisa que gostei foi seu gorro que a Oma fez, Que lindo, és mesmo uma brucha Noel.
    lindona!
    beijos
    Zizi
    amanha, vou postar a minha, pois eu estava devendo o cantinho de arte para a Mari, mas já está prontinha aqui.

    ResponderExcluir
  8. Tudo arrumadinho, mas até chegar nisso dá mesmo muita bagunça..adorei o presépio de metal.
    Aqui nada disso vai acontecer esse ano, pois vou viajar e só voltaremos em final de janeiro.
    as comemorações serão na casa da mamis, lá em Jundiaí e sei que ela já está com as mãos na massa! kkk
    apesar dos 82 anos ainda está bem!
    adorei sua postagem!
    bjsss

    :estou ficando sim no mato aos finais de semana... tem muita coisa para arrumar por lá!

    ResponderExcluir
  9. Ficou tudo tão lindo, emanando carinho, amor.
    Imagino sim a bagunça, pois não é somente uma árvore, é a casa inteira sendo aconchegada para o Natal.
    E que momento gostoso com o Kiko ao teu lado podendo ajudar.
    Olhando as fotos parece mesmo mágica de uma doce bruxinha deixar tudo assim tão lindo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Em pleno vapor na arrumação natalina
    Hoje também comecei a dar o ar da graça do Natal na minha casa, mas como viajo na noite de 25/26, coloquei o extritamente necessário.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Chica, voce é mesmo mágica, bruxa, incrível!
    Como pode decorar tão lindamente, e deixar tudo arrumadinho, e manter o espirito natalino tão alto?
    E tirar fotos e fazer brincadeiras?
    Adorei tudo isso, e fiquei emocionada com a sua alegria em ter o Kiko em casa, ajudando (??????).
    Lindos momentos passei aqui, vendo sua casa tão alegre e aconchegante.
    Parabéns, voce é show!
    beijos querida.
    PS aquela do Kiko tirar o traseiro do sofá foi boa em? sem intenção? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Vim ver teu Adventskalender,Chica. Aqui tbm tem uns iguaizinhos.

    Tá tudo tao lindinho ,Chicaaaa
    mas menina, agora fiquei curiosa, onde tu moras??? As tradicoes natalinas parecem mt com as que o povo tem aqui. E Oma????? Assim chama-se vó em alemao. Na verdade Großmutter, mas carinhosamente, dizemos Oma. Vcs vem do sul do país?

    E quem é o Kiko? teu marido é??
    hmmm deve ser ;-)

    Um beijo Chica

    ResponderExcluir
  13. ahahahahha adorei esse final, parece de filme!
    Ô dona Chica, tá bonito o seu pedaço, gostei de ver nos mínimos detalhes.
    Tudo pertinente à data, principalmente este tal calendário que os povos europeus usam muito, mas nós aqui não temos esta tradição bonita. Acho lindo vocês manterem isso por todos estes anos e espero que alguém da família dê continuidade e guarde com carinho esta relíquia que você guardou da mãe e mostra pra gente.
    Coitada da Tita, ainda tem que aguentar as tuas gozações. haha
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  14. Chica, seu Natal é bem típico europeu! Adorei os seus presépios, os do Neno e eu fiquei descadeirada de tanto subir e descer da cadeira para colocar os enfeites nela! O calendário da Oma está demais de lindo! Sempre quis fazer um, mas como a Beth falou nós não temos essa tradição. A coroa do Advento também não costumamos ter, mas seu significado é maravilhoso. Tenho postado meu Natal no Face porque as minhas fotos desse Natal são publicadas. No blog, que pena, não posso fazê-lo! Adorei, querida!Chica, seus comentários estão mais longos! Beijão!

    ResponderExcluir
  15. O meu Natal ainda esta na fase da bagunça. Tive uns problemas esta semana e tudo ainda está espalhado. A coitadinha da arvore está montada, sem um único enfeite. Vou ter que correr senão o Papai Noel chega e não encontra a casa pronta.

    ResponderExcluir
  16. Chica querida,

    Aterrissando aqui, acabando de chegar da viagem e deparo com toda esta festa de preparativos...que delícia, Chica! Gostei de ver a animação da Mamãe Noel daí...aqui em casa quem sempre cuida destes detalhes é Marilda, apaixonada que é por festas natalinas, desde criança. Eu me limito a trazer suco, refresco ou coca,pois está sempre muito quente e ela detesta calor...fazendo exercício então, nem se fala.

    Este ano vamos passar o Natal na casa do Dudu,em Barbacena...e aqui em casa, nada de enfeites, nem bagunça,rsrsrs.Mas no Ano Novo todos virão, se Deus quiser.

    Adorei ver a botinha da Tita, muito linda, amiga.E tua árvore, o calendário do Advento e teus presépios...tudo encantador.

    Parabéns!Você caprichou!

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  17. Que linda a sua arrumação de Natal.
    Quando eu era menina nunca tive presépio e de arvore de Natal nem sabia nada. O meu primeiro Natal enfeitado foi em Lourenço Marques, atual Maputo em 1969. Depois durante uns anos fui enfeitando a casa até que o filho casou e os pais ficaram doentes. Aí acabaram-se os enfeites, a alegria e o tempo eram tão poucos. Depois que a neta nasceu e veio cá para casa voltei a enfeitar a arvore e a fazer o presépio. Mas é só.
    Amiga se gosta de ler, no Sexta está o inicio de um mini romance que eu tenho esperança de conseguir publicar algum dia.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  18. Chica querida! Adorei a "arrumação"! Ficou lindo! Manda um pedaço de panetone pra cá! Obrigada pelo carinho! Tem post novo!
    Um abençoado início de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. MUITO BOM ESSE PASSEIO POR SUA CASA.
    E TODA ESSA DECORAÇÃO DE NATAL TRI-LEGAL?
    Adorei o sentimento da presença do S. Kiko, sentimento de família, presença querida, falta sentida...
    Sinal de mais boas energia para casa, para vc, para ele, para o Natal, como se ele estar mais presente fosse um guizo tirilintando, avisando que agora o Natal estará ainda mais iluminado e colorido, pq ele fará parte de todo o processo.
    Meu carinho e casa e árvore ainda sem terminar, pois esse fds passado ele foi acampar (primeira aventura de nosso pré-adolescente) e esse fds agora é a primeira comunhão de nosso filho e só pensamos nisso.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Chica,

    Você passa em suas palavras a emoção em ter a presença do Kiko após anos. A aposentadoria proporciona pequenas alegrias que são na verdade grandes.
    O cantinho ficou lindo com o Kiko e sem ele.
    O presépio de brinquedos é muito lindo. O original ficou perfeito, e fez bem em esperar hora certa pra colocar o menino Jesus. O Santiago vai fazer direitinho. Rs
    Os pinheirinhos são realmente lindos. Se você não contasse a procedência, eu já ia pensar que são de Londres. Rs
    O contador que o Neno toma conta, sapatinho da Tita, a Cuca de olho nos acontecimentos, todos os detalhes fazem um conjunto lindo que mostra a união de uma linda família.

    ResponderExcluir

✿ Que isso possa ter deixado uma marquinha,ainda que seja bem pequenina , no seu dia, alegrando-o! ✿