Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

♥ Sentimentos misturados... ♥

Hoje, dia 01 de novembro, fui com a Tita  para encontrar minhas irmãs  e sobrinhas  lá na casa da Oma...

Sensação muito estranha entrar lá após a morte dela que ocorreu já há 7 meses.

Ver a sua sala, cheia de enfeites... Lembrar que nessa casa não cheguei a morar, pois eles se mudaram pra lá e eu já era casada.
Mas tudo isso fez parte do meu tempo morando com pai e mãe. 
Tantos enfeites, tantas reclamações na hora de tirar o pó deles,rs...Eu detestava e ainda não gosto dessa tarefa... Aff...
Gosto de coisas "molhadas"...Lavar, coisas assim...Mas secar, passar roupas, tirar pó, não é minha praia! 

Esse armário de canto e sua história... 
Na minha época, abrigava coleções de burrinhos e canecos alemães... Os dengues da Oma. 

Então, na hora que as coisas ficavam feias para o meu lado, me parava diante dele.
Assim, se voasse um chinelaço, sairia de finhinho e atingiria as coleções,rs..
Assim,Oma repensava,rs...
Coitada!



Tão estranho entrar lá, ver tudo isso e  saber que Oma e Opa estão em outro lugar, mas ainda bem, sabemos, estão juntos, descansando na PAZ!

Mas por outro lado, por isso a mistura de sentimentos, foi tão bom estar com as gurias e rimos bastante, apesar de emocionadas...

A cada achado, a letrinha linda da Oma, recadinhos, tudo bem guardado e de repente, a casa é invadida...Todos mexendo nas suas coisas...
Dá mesmo uma grande reflexão sobre a vida e morte e o jeito de pensarmos nas duas situações...
Quem me acompanha nesses anos todos nos blogs, deve lembrar que várias vezes citei essa frase desse quadrinho feito pela minha irmã Sandra. 
Hoje o retirei da parede lá e trouxe comigo como uma doce lembrança da nossa saudosa irmã que partiu com 19 anos apenas...
E da Oma, escolhi para guardar uma toalha bordada por ela que fazia maravilhas. 


Certamente enfeitará nossa mesa e será sempre bem cuidada!

Um dado triste foi encontrar em seu cesto, os tricôs iniciados e interrompidos pela doença...

Mas, a vida é assim...  
Saímos de lá, imaginando o que será Oma pensou ao nos ver lá em meio às suas coisas...

Foi uma tarde assim: estranha,cansativa, mas ao mesmo tempo boa por estarmos juntas...

Ótimo feriado para todos! 
beijos, chica

 

16 comentários:

  1. Mãe … Que lindo tudo isso !!! Me emocionei por aqui de ver a casa ,armários e paredes enfeitadas da Oma !!! Só imagino a tua sensação de entrar lá depois de anos, e encontrar tudo exatamente da forma que sempre foi !!! Cada enfeite , quadrinho , relógios de parede , cheios de histórias para contar !!! Com certeza, a Oma e o Opa devem ter ficado bem felizes de ver vocês juntas e cheias de boas memórias !!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de serenidade, querida amiga Chica!
    Um post de recordações e sentimentos bonitos em relação a quem se foi para um mundo melhor e partiu deixando muita saudade.
    Cada detalhe do lar, cada pedacinho da Oma deixa muito dela para cada uma de vocês.
    A plaquinha que nos mostra sempre tem significado especial.
    Como era caprichosa com o lar.
    A parte do desfazimento das coisas de quem descansou para sempre é muito dolorida. Já a experimentei por mais de uma vez. Quando um fica, só se desfaz de roupas e objetos pessoais, mas vocês têm que ser firmes pois são as que ficaram, ganharam forças e se reuniram para darem destino a tudo.
    Sei que Deus as acompanhou.
    Fiquei em prece pela sua ida, querida.
    Sei que tudo deu certo.
    Por aqui, sigo na mesma, mas com fé 🙏🙏🙏.
    Tenha um dia de reflexão e paz interior!
    Beijinhos carinhosos de gratidão e estima

    ResponderExcluir

  3. Veio da TITA:

    Que postagem emocionante, mãe! 🥺❤️
    Mas realmente! Uma sensação muito estranha entrar na casa da Oma depois de tantos anos…

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Chica,
    Partilho os seus sentimentos!
    Assim me acho quando entro em casa de meus pais e avós, embora minha mãe ainda viva graças a Deus, lá na Casa de Repouso.
    Acredito que apreciou estar com as manas, mas uma enorme nostalgia preenche a nossa alma.
    Lindo o quadrinho da mana Sandra e a toalha de OMA.
    Que repousem todos em paz juntinhos lá nos céus.
    Beijinhos carinhosos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Quantas recordações Chica, imagino que foi legal lembrar e rever tudo.
    Quantas coisas juntamos durante a vida, uma casa cheia de bebelôs e também de sonhos.
    Quanta vida se passou por aí.
    As vezes nos cabe a tarefa de se desfazer de tudo, e sempre levamos uma recordação, assim foi aqui também.
    E assim a vida continua!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. São situações muito emocionantes...

    Abraços grandes, querida amiga.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Este sentimento de querer bem... às vezes dói... Imagino a saudade que aperta, pois nós existimos para amar aqueles que nos cercam, e também para amar os que um dia foram presentes, mas hoje se encontram em memória. São lindas as recordações que você levou para casa!

    E a chegada do filho e nora sempre nos alegram daqui contando os dias com vocês!!

    Beijo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  8. Por certo, foi um misto de emoções e sentimentos... uma casa cheia de capricho, delicadezas, reflexo da sua mãe... que deixou saudades, que marcou com sua vida, a vida de cada um de vocês... e assim a vida é... um dia somos marcados por alguém, noutro, nós marcamos a vida de outros e que seja assim, lembranças boas, que a gente saiba também na nossa trajetória de vida, marcar de uma maneira tão alegre e bonita, como o fez a sua querida Oma!
    Fiquei em ver que seu filho logo vem , Chica, que benção!!!
    Adorei o post, as palavras, as fotos, os sentimentos explícitos de forma tão bonita.
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Faço ideia do turbilhão de emoções no coração de vocês. Recordações enormes! Interessante ter a casa dela ainda com tantos objetos, Chica.
    Um abraço grande nesta quarta-feira com gosto de segunda-feira... Rsss...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Chica
    Emoção, saudade, mas também imagino quantas lembranças felizes. Hoje seus entre queridos de onde estiverem estão felizes em ver a família cheia de amor. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  11. É mesmo estranho o momento de volta à casa dos pais depois que partiram. São tantas lembranças e fica para nós muitos questionamentos sobre o viver/morrer. Os sentimentos se misturam. Lindo artesanato de sua mama. Este é ritual necessário. bjsss

    ResponderExcluir
  12. É mesmo estranha a sensação que nos toma ante os pertences deixados por nossos entes queridos. Vem um rodamoinho de lembranças que misturam lágrimas e sorrisos.
    Este fazer necessário traz uma pontada dolorosa, bem o sei.

    Bom final de semana, querida.
    Bjsss,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Oi Chica a vida é mesmo um mistério. Está sala a cor dos móveis fez-me lembrar a casa da minha falecida sogra. Sempre ia lá qdo viva para limpar a casa dela..e ela tinha tantas coisinhas que precisavam limpar. E qdo a limpeza acabava tudo tinha que ser recolocado no mesmo lugar de antes. O que ela coferia cada detalhe. Hoje meu sogro vive lá sozinho e as coisas dela ainda estão do mesmo jeito e lugar. Sei exatamente como você se sente ao retornar a casa da Omã. Bom final de semana. Bjs querida

    ResponderExcluir
  14. Compreendo perfeitamente essa sensação de saudade, lembranças e tristeza que invadem o nosso coração, ao entrarmos na casa dos nossos pais, após eles já terem partido. Embora os meus pais já tenham falecido à alguns anos, mantenho a casa deles como estava, não consigo ainda me desfazer de nada.
    Bom fim de semana minha amiga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

✿ Que isso possa ter deixado uma marquinha,ainda que seja bem pequenina , no seu dia, alegrando-o! ✿