Já em casa, continuamos a curtir a experiência maravilhosa do Neno lá longe...
( Fotos do google)
Acima, foco nele, relaxado, de costas, curtindo a relva boa pra descanso.
Aqui o grupo, ou parte dele...
Foram momentos que ficarão pra lembrança de vida...
Adorou cada parte e aprendeu muito!
Tanto o inglês que foi bem exercitado, como as lições de e para a vida adulta futura.
Novas experiências e assim sozinho, mesmo passando o dia em grupo, à noite, cada um tinha o seu próprio quarto e banheiro na universidade , onde eram responsáveis desde não perder a chave, até deixar tudo organizado, cumprir horários, hora de dormir estipulada, aliás isso é continuação do que tem aqui em casa.
Outra coisa maravilhosa lá: cada noite haviam atividades desde brincadeiras, jogos, esportes, até discotecas e essas, rigorosamenteaconteciam das 20 às 22 horas.
Pena que aqui não copiem esses exemplos.
Neno ainda não chegou nessa fase, mas o que se vê é que às 22:00 hs por aqui, ainda nem pensam em iniciar e depois se estendem a madrugada afora.
Por outro lado, recebemos o relato da professora acompanhante e nele ela conta como é feita a divisão das turmas por lá nesses intercâmbios, detalhando os critérios, além do resultado da prova de proficiência.
A maior variedade possível de nacionalidades em uma mesma turma é uma delas, bem como o respeito à faixa etária dos jovens.
O critério da nacionalidade é o mais difícil de observar, pois e aí veio a parte que nos encheu de orgulho, nós brasileiros (temos mais escolas brasileiras aqui no momento), somos os mais proficientes.
As outras nacionalidades ( listadas pelo diretor da Universidade em voz alta) ficam dentro do nível intermediário, inclusive de várias escolas europeias (Itália, Grécia, França, só pra citar algumas).
Isso significa que o Brasil está deixando de ser um país onde não se dominava línguas estrangeiras.
E o melhor, que o nosso projeto de Língua Inglesa da escola é muito bom e estamos na direção correta! ( transcrevi as palavras da Prof. Loiva)
Assim, com tanta coisa feia e podre acontecendo em nosso país, ver algo assim nos deixa felizes.
Mas por outro lado a tristeza de ver que se não houvesses tantas roubalheiras, corrupção, mau direcionamento de verbas, as coisas aqui poderiam estar muito melhor, a iniciar pela educação que, sabemos, é precária...
Com Gui foi o primeiro...
Ontem dia dos avós, fomos com Tita, Neca, vovô , a gurizada e Marina ao Iguatemi e foi muito legal. Os grandinhos e pequenos se divertiram..
Gui além de presentes nos fez esse cartão tri especial...
Adoramos e por isso aqui fica registrado...
Por lá, impossível não andar à cara do boneco de neve e a galinha ( como chamamos o pobre pinguim,rs) Marina fica louca e ontem, até o Santi curtiu muito!
Assim vamos levando nossa volta à rotina e na espera da volta do Neno ,que retorna domingo...Coisa boa!
bjs, inté! chica
Olá querida Chica.O Neno deve de está cheio de experiência. Foi um vôo bastante longo e proveitoso. Sabe Chica,os franceses nao gostam de falar inglês. Sempre que vamos a França,apesar de falar Francês tento o inglês mas eles n falam.Por outro lado,os ingleses de acham universal e não fazem esforço para falar outra língua. A filha do meu marido estuda em Londres e sempre vem nod visitar com o namorado que é inglês. Meu marido tem um inglês muito bom,mas eu e João um básico,agente se vira mas o namorado de Mari não faz nenhum esforço para o Português nem francês. O Gui é bonito.Imagino a felicidade da Marina ao reencontrar vocês. Bom retorno para o Neno,beijinhos
ResponderExcluirMuito bom isso tudo, a volta de suas férias, o seu neto feliz e logo estará de volta, tudo muito bom de se ler, também concordo, se não fosse tanta roubalheira estaríamos muito melhor em questões de Educação no Brasil, pois o nosso País é riquíssimo e só precisa de bons políticos para o governar com decência!
ResponderExcluirAbraços querida amiga Chica!
Que experiência sensacional! Realmente, uma experiência para toda a vida!
ResponderExcluirQue bom se todos os alunos tivesse esta oportunidade, tanto de fazer um intercâmbio desses, como de aprender uma língua estrangeira. Muitos, não dominam nem a própria língua.
Tombinho também passou o dia dos avós com uma das avós. rererere
Mas foi sem querer, só lembrei da data quando minha irmã enviou mensagem para meus pais, no grupo da família.
Parabéns pelo netos! E parabéns pelo dia!
Feliz final de semana para vocês!
Querida Chica, que experiência maravilhosa teve o Neno! Uma excelente oportunidade tanto de exercitar o inglês como conhecer outros países e viajar pela primeira vez sozinho! As fotos mostram muito bem toda a maravilhosa viagem! Dê um beijão nele por mim e os parabéns também!
ResponderExcluirParabéns para você e o para o Kiko que são avós nota mil!!! Seus netos são realmente privilegiados de terem avós tão maravilhosos!
Eu também tive avós maravilhosos e que foram muito importantes na minha vida e na vida da minha irmã.
Uma gostosura passear com os netos e receber um cartão tão criativo e carinhoso do Gui!! E a Marina como sempre uma fofura!
Beijos para todos vocês!
Boa tarde, Chica
ResponderExcluirQue postagem doce, amiga
Me encantei com a cartinha do Gui e o vídeo da Marina.
E Neno vai chegar cheio de novidades para contar.
Que ótimo!
Deixo um beijinho carinhoso para todos aí.
Seja muito Bem Vindo, Neno.
Verena e Bichinhos.
Que bom Neno estar quase a caminho de casa, depois de uma experiência maravilhosa!
ResponderExcluirMuito lindo o carinho do Gui pelos avós, merecedores de todo o amor que sempre doam com tanto desprendimento e boa vontade.
Marina! Uma boneca, sapeca, esperta, encantadora!
Beijo!!
Renata e Laura
Belos momentos do Neno que seguimos por aqui e que bom a gente não esta fazendo feio Chica e uno-me ao seu grito de mais decência e moral nesta politica, para fazer uma grande nação.
ResponderExcluirLegal o dia dos avós com este passeio tri-legal com a turma.
Que venha o Neno para a festa geral.
Meu abraço carinhoso e bom fim de semana das novidades.
Neno ainda aproveitando a viagem tão especial. Quanto aprendizado! E o Gui com uma letrinha tão lindinha.
ResponderExcluirA volta, imagino a família matando as saudades. Tão bom rever os amados. No regresso das férias, ficamos pensando nos belos dias vividos, mas é bom o retorno a casa e a família. Mas se eu pudesse e o meu dinheiro desse ahahaha, eu viveria pelos ares e pelo mundo. Como adoro viajar, Chica querida!
Um beijo e um forte abraço amiga. Bom final de semana.
Muito obrigado pelos votos lá no meu blog, desejo felicidades e alegrias para você e família, de coração!
Deixo flores para você minha Chica - Hortênsias
Neno retorna pra casa cheio de novas e importantes vivências. Dias incríveis e relevantes ele viveu por lá.Isto é ótimo!Enquanto ele experimente outros ares, os pequenos e grandinhos se esbaldam por aqui. Gostosuras e travessuras.
ResponderExcluirTbem ganhei um desenho da netinha de cá, Valentina, eu passeando com Thuco, rsrsrs
Boa nova/semana pra vc, amiga.
Bjkas,
Calu
Adorei esta tua reportagem fotográfica familiar.
ResponderExcluirTanto o resumo da vida escolar de Neno como a a vossa. Marina sempre brincalhona e uma ternura.
Beijinhos,
E é assim a vida em movimento , lindo movimento.
ResponderExcluirbeijos
Joelma
Oi Chica, que seu neto colha belos frutos dessa experiência maravilhosa!!
ResponderExcluirEssa molecada já cresce aprendendo naturalmente inglês, até os que não podem fazer um curso, nesse quesito a internet ajuda muito. Lembra que aprendíamos datilografia em cursos? rsrs
Que fofa a Marina e a senhorita Pinguin!
Beijos!
Que bela oportunidade Neno teve !
ResponderExcluiralém de aprimorar a língua inglesa pode conviver com outras pessoas e sua diversidade cultural.
Tudo é aprendizado e com certeza vai compartilhar com vocês suas novas aventuras.
Os primos , em suas variadas idades o aguardavam. Marininha está um charme no vídeo e se o pássarão topasse ela ia brincar muito com ele ! Fofinha !
Adorei vir aqui e ver a família
bjs